SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2011
Em 2008 quando ouvia, pela primeira vez, a atual Secretária de Educação
Rosa Neide Sandes, ainda Secretária Adjunta, esta disse: a escola tem que conquistar autonomia, não impor autonomia,
essa autonomia tem que ter a participação da comunidade, não dá para chegar e
dizer eu quero assim, assado...", foi mais ou menos isso que ela
disse. Entendi naquele momento que nós da EUC precisávamos fazer uma Gestão
aberta, coletiva, com a participação de todos os seguimentos da comunidade.
Foi assim que tudo começou aqui na escola. Demoramos dois anos e três
meses para colocarmos tudo em um Projeto, que hoje norteia toda a escola, o PPP
-Projeto Politico Pedagógico. A Gestão deu tão certo que a cópia desse
documento fica exposto em cima da mesa central da escola, mais precisamente em
frente a bebedouro. Hoje os alunos manuseiam e cobra o que ali está escrito.
Uma das preocupáções da Gestão Esacolar é quanto a Prestação de Contas
para a comunidade, que fazemos através das reuniões bimestrais com a
Comunidade, através dos murais da escola além da publicação no
blog:www.ulissescuiabano.blogspot.com; ainda fazemos reunião no início do ano
para definirmos o que e como vamos gastar o repasse do PDE/Estado durante o
ano. Como prova disso queremos destacar a matéria publicada no site da seduc:Seduc incentiva a Gestão à Vista nas escolas
Helenice Stela/Seduc-MT
Seduc incentiva a Gestão à Vista nas
escolas
A Secretaria de Estado de Educação
(Seduc) por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (Sape), em cumprimento
a lei 7040/1998 que trata da gestão democrática, incentiva as escolas de Mato
Grosso a desenvolverem o programa Gestão à Vista.
De acordo com o programa, os
gestores escolares devem publicar para a comunidade escolar e sociedade em
geral todos os recursos financeiros recebidos pelas unidades de ensino.
Conforme a assessora técnica da
Sape, Débora Marques Vilar, o “Gestão à Vista tem por objetivo tornar público
toda a movimentação financeira das escolas públicas da rede estadual”.
As unidades recebem recursos
estaduais e federais via Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE),
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Mais Educação e Merenda Escolar.
Cada escola também tem fontes de recursos próprios, com aluguéis de cantina,
entre outros.
Visitas
Débora Vilar informa que os técnicos
da Sape realizam visitas constantes nas escolas do Estado para monitorarem o
andamento das atividades pedagógicas. “Nesses encontros estamos incentivando
todas as 724 escolas estaduais a publicarem suas atividades financeiras”,
disse.
Além das visitas, a Seduc já
encaminhou para as unidades de ensino um comunicado que informa a necessidade
de cumprimento do artigo 5º inciso VIII da lei 7040/1998. O artigo destaca que
as escolas devem “divulgar à comunidade escolar” suas respectivas “movimentações
financeiras”.
“Mais do que o cumprimento da lei da
Gestão Democrática, que é uma conquista dos profissionais da Educação de Mato
Grosso, à Gestão à Vista trata-se de dar mais transparência as ações dos
gestores”, defende Débora.
Exemplo
A escola Estadual Ulisses Cuiabano
localizada no município de Cuiabá desenvolve o programa desde 2007. Segundo o
diretor, Dimas Antonio da Silva, além da transparência “o programa contribuiu
para maior envolvimento da comunidade com as ações da escola”.
“Divulgamos mensalmente todas as
ações que desenvolvemos. Publicamos todos os recursos que recebemos e onde
fazemos a aplicação. Essa exposição é feita no mural; nas reuniões de pais, com
a comunidade; e no blog da escola”, disse.
O diretor destaca que além dos
repasses do governo estadual e federal a escola arrecada com o aluguel da
cantina, estacionamento, e publicação de anúncios privados no terreno da
unidade, por meio de outdoors.
A escola Ulisses Cuiabano atende nos
períodos matutino e vespertino, 707 estudantes de 11 a 18 anos. São estudantes
do 3º ano do 2º ciclo; dos três anos do 3º ciclo e do ensino médio.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Achamos que assim conseguimos conquistar autonomia perante nossa
comunidade escolar. Entendemos também que há ainda muito que melhorar, mas
ações dessa natureza incentiva a lisura de um processo com Gestão Coletiva e
Democrática nas instituições de ensino.
Diretor Dimas Antônio
Postado por Joary Roque da Costa às 06:10 Nenhum comentário:
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