quarta-feira, 17 de março de 2010

DI+ -AULA DE ERROS GROSSEIROS!!!


AULA DE ENCERRAMENTO
IMEJ – APROVAÇÃO
PROF: DIMAS
Erros grosseiros

(respostas )

Erros grosseiros - Assinale a alternativa correta - respostas

Casas germinadas
x
Casas geminadas

Sou de menor
x
Sou menor
x
Sou maior de idade

Sou de maior
x
Passar o ano (na escola)

Passar de ano (na escola)
x
Repetir o ano (na escola)

Repetir de ano (na escola)

Ficar de recuperação
x
Ficar para recuperação
x
O feriado caiu num domingo.

O feriado caiu de domingo.

O filho saiu ao pai, cuspido e escarrado.
x
O filho saiu ao pai, esculpido e encarnado.
x
Saíram elas por elas.

Saiu elas por elas.
x
Tive subida honra de saudar o presidente.

Tive a súbita honra de saudar o presidente.

De sábado, não trabalho.
x
Aos sábados, não trabalho.

Faltei pouco para não morrer.
x
Faltou pouco para não morrer.
x
Mandado de segurança

Mandato de segurança
x
Aguardo notícias.

Estou no aguardo de notícias.

Apêndice estuporado
x
Apêndice supurado.
x
Caderno espiral

Caderno aspiral

Estou quites com o Serviço Militar.
x
Estou quite com o Serviço militar.

Se eu ver, se ela ver, se nós vermos...
x
Se eu vir, se ela vir, se nós virmos...

Neusa é média.
x
Neusa é médium.
x
A mala está leve.

A mala está leviana.
x
Fiquei fora de mim.

Fiquei fora de si.

Não saí por causa que estava chovendo.
x
Não saí porque estava chovendo.

Dessas mulheres, só conheço umas par delas.
x
Dessas mulheres, só conheço algumas delas.
x
Vou vestir-me ou trocar de roupa em dois minutos.

Vou trocar-me em dois minutos.

O paciente sofreu melhoras.
x
O paciente sentiu melhoras.
x
Ele já acordou.

Ele já se acordou.

O motorista perdeu a direção do veículo.
x
O motorista perdeu o controle do veículo.

Se ela não pode comprar isto, que dirá eu.
x
Se ela não pode comprar isto, que dirá de mim.
x
Estou com pigarro.

Estou com pigarra.

Tenho menas sorte que você.
x
Tenho menos sorte que você.
x
Inimigo figadal

Inimigo fidagal

O rapaz puxava uma perna.
x
O rapaz puxava de uma perna.
x
Luís é muito xereta.

Luís é muito xereto.

O pessoal não gostaram do filme.
x
O pessoal não gostou do filme.

Prova dos nove
x
Prova dos noves
x
Horas extras

Horas extra

Eu procurava um emprego que condizesse com meu nível cultural.
x
Eu procurava um emprego que condissesse com meu nível cultural.
x
Não poderia dizer isso perante ela.

Não poderia dizer isso perante a ela.
x
Não vou lá em hipótese nenhuma.

Não vou lá de hipótese nenhuma.
Baseado no livro "Não Erre Mais!", de Luiz Antônio Sacconi







Assinale a alternativa correta - respostas


Levantei-me com mal jeito no pescoço.
x
Levantei-me com mau jeito no pescoço.

Fazem 12 anos que não viajo ao exterior.
x
Faz 12 anos que não viajo ao exterior.
x
Havia muitas pessoas na festa.

Haviam muitas pessoas na festa
x
Existem esperanças nos olhos das pessoas.

Existe esperanças nos olhos das pessoas.
x
Este livro é para eu ler.

Este livro é para mim ler.

Tudo acabou entre eu e você.
x
Tudo acabou entre mim e você.

A viúva do falecido passeava pelo cemitério.
x
A viúva passeava pelo cemitério.
x
O garçom serviu frango à passarinho.

O garçom serviu frango a passarinho.

Porque você não foi à escola?
x
Por que você não foi à escola?

Os brasileiros assistem as novelas.
x
Os brasileiros assistem às novelas.
x
Prefiro leite a café.

Prefiro mais café do que leite.
x
O prefeito prometeu novas denúncias.

O prefeito prometeu, novas denúncias.
x
Bem-vindos a Guararapes!

Bem vindos a Guararapes!

A professora esqueceu o óculos na sala.
x
A professora esqueceu os óculos na sala.
x
Comprei-o para você.

Comprei ele para você.

Amo-lhe muito.
x
Amo-a muito.
x
Vendem-se tijolos.

Vende-se tijolos.

Precisam-se de empregadas domésticas.
x
Precisa-se de empregadas domésticas.
x
As crianças foram ao cinema.

As crianças foram no cinema.

O seu atraso implicará em punição.
x
O seu atraso implicará punição.
x
Os vestibulandos vivem à custa do pai.

Os vestibulandos vivem às custas do pai.

Espécie em vias de extinção.
x
Espécie em via de extinção.

A seção da Câmara Municipal terminou tarde.
x
A sessão da Câmara Municipal terminou tarde.

O alface estava gostoso.
x
A alface estava gostosa.
x
Preços a partir de R$1,99.

Preços apartir de R$1,99.

As aulas iniciam amanhã.
x
As aulas iniciam-se amanhã.

O técnico não viu qualquer risco no jogo.
x
O técnico não viu nenhum risco no jogo.
x
Soube que os homens se feriram no trabalho.

Soube que os homens feriram-se no trabalho.

A menina engasgou com espinho de peixe.
x
A menina engasgou com espinha de peixe.

O diretor da escola interviu na discussão.
x
O diretor da escola interveio na discussão.

A professora era meia louca.
x
A professora era meio louca.

Fica você comigo.
x
Fique você comigo.

O assunto não tem nada haver com você.
x
O assunto não tem nada a ver com você.
x
O livro custou dez reais.

O livro custou dez real.

Vou emprestar o livro dele .
x
Vou pegar o livro emprestado dele.
x
O garoto foi tachado de ladrão.

O garoto foi taxado de ladrão.

Ele foi um dos que chegou antes.
x
Ele foi um dos que chegaram antes.

Cerca de 175 pessoas compareceram ao show.
x
Cerca de 200 pessoas compareceram ao show.
x
Ministro nega que seja negligente.

Ministro nega que é negligente.

Tinha chego atrasado.
x
Tinha chegado atrasado.

Quero calças cinzas.
x
Quero calças cinza.
x
Os trabalhadores receberam vale-refeição.

Os trabalhadores receberam vale refeição.
x
Todos queriam namorar a Marisa.

Todos queriam namorar com Marisa.

O jogador foi contratado junto ao Guarani.
x
O jogador foi contratado do Guarani.

As pessoas esperavam-o com ansiedade.
x
As pessoas esperavam-no com ansiedade.
x
Vocês far-lhe-iam um favor.

Vocês fariam-lhe um favor.
x
Chegou há duas horas e partirá daqui a 10 minutos.

Chegou a duas horas e partirá daqui há 10 minutos.

A garota trajava blusa em seda.
x
A garota trajava blusa de seda.

A artista deu a luz a quíntuplos.
x
A artista deu à luz quíntuplos.

Estávamos em seis à mesa.
x
Estávamos seis à mesa.

Sentou-se na mesa para comer.
x
Sentou-se à mesa para comer.

Ficou contente por causa que ninguém se feriu.
x
Ficou contente porque ninguém se feriu.

O time empatou em 2 a 2.
x
O time empatou por 2 a 2.
x
À medida que a epidemia se espalhava...

À medida em que a epidemia se espalhava...

Não queria que receiassem sua companhia.
x
Não queria que receassem sua companhia.

Eles tem razão.
x
Eles têm razão.

A moça estava ali há muito tempo.
x
A moça estava ali havia muito tempo.

Acordos politicos-partidários...

Acordos político-partidários...

Gostei de passear por Birigui.
x
Gostei de passear por Birigüi.
x
Andou por todo o país.

Andou por todo país.

Todos amigos o elogiavam.
x
Todos os amigos o elogiavam.
x
A situação favoreceu o time da casa.

A situação favoreceu ao time da casa.

Ela mesmo arrumou a sala.
x
Ela mesma arrumou a sala.
x
Chamei-o e ele não atendeu.

Chamei-o e o mesmo não atendeu.
x
Este século não termina nunca!

Esse século não termina nunca!

A temperatura chegou a zero graus.
x
A temperatura chegou a zero grau.

A promoção veio de encontro aos seus desejos.
x
A promoção veio ao encontro de seus desejos.

Comeu frango ao invés de peixe.
x
Comeu frango em vez de peixe.
x
Se eu vir você por aí...

Se eu ver você por aí...
x
O Brasil intermedeia a negociação.

O Brasil intermedia a negociação.

Evite que a bomba expluda.

Evite que a bomba estoure.

Ninguém se adequa ao novo sistema.
x
Ninguém se adapta ao novo sistema.
x
Governo reouve confiança.

Governo reavê confiança.
x
Marieta quis viajar ontem.

Maria quiz viajar ontem.

O homem possue muitos bens.
x
O homem possui muitos bens.

A tese onde você diz que o Brasil progrediu...
x
A casa onde você morou...
x
A decisão já foi comunicada aos empregados.

Os empregados já foram comunicado da decisão.

Venha por a roupa.
x
Venha pôr a roupa.

Inflingiu séria punição ao réu.
x
Infligiu séria punição ao réu.

A modelo pousou o dia todo.
x
A modelo posou o dia todo.
x
Espero que viajem hoje.

Espero que viagem hoje.
x
O pai nem sequer foi avisado.

O pai sequer foi avisado.

Comprou um televisor a cores.
x
Comprou um televisor em cores.

Causou-me estranheza as palavras.
x
Causaram-me estranheza as palavras.
x
A realidade das pessoas pode mudar.

A realidade das pessoas podem mudar.
x
O fato passou despercebido.

O fato passou desapercebido.
x
Haja vista seu empenho.

Haja visto seu empenho.

A moça que ele gosta.
x
A moça de que ele gosta.

É hora da onça beber água.
x
É hora de a onça beber água.
x
Vou com você.

Vou consigo.

Já é oito horas.
x
Já são oito horas.
x
A festa começa às 8 h.

A festa começa às 8 hrs.

Dado os índices das pesquisas...
x
Dados os índices das pesquisas...

Ficou sobre a mira do assaltante.
x
Ficou sob a mira do assaltante.
x
A meu ver, o Corinthians será campeão.

Ao meu ver, o Corinthians será campeão.
x
Que seja feliz

Que seje feliz.
x
De forma que você viajará.

De formas que você viajará.
x
Fiquei fora de mim.

Fiquei fora de si.

Falo alto porque ele houve mal.
x
Falo alto porque ele ouve mal.
x
A gente foi embora.

A gente fomos embora.

Eu ia ao cinema, mais choveu!
x
Eu ia ao cinema, mas choveu!

O pessoal chegaram da viagem.
x
O pessoal chegou da viagem.

Fale sem exitar.
x
Fale sem hesitar.
x
O ladrão é menor.

O ladrão é de menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário